Uma breve apresentação biográfica de Leonel Moura, um dos elementos da Comissão Científica do concurso "Cidades criativas".
Nota Biográfica
Leonel Moura (Lisboa, 1948) tem-se destacado nestes últimos anos com o seu trabalho com robótica e inteligência artificial.
Em 2003 criou a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir, de forma autónoma e baseados no comportamento emergente, obras de arte originais.
Em 2006 surge RAP (Robotic Action Painter) que passa a figurar na colecção permanente do Museu de História Natural de Nova Iorque e que para além da
produção de pinturas, decide por si próprio o momento em que a estas estão terminadas e assina.Também em 2006 segue-se ISU (O robô poeta) que constrói composições pictóricas, com letras, palavras e manchas de cor, muito ao estilo da Poesia Concreta e do etrismo, donde retira o seu nome em homenagem a Isidore Isou criador deste movimento.
Em 2007 é inaugurado o Robotarium em Alverca, primeiro equipamento do género em todo o mundo e que se configura como uma espécie de pequeno jardim zoológico
dedicado à vida artificial.Para além da arte robótica Leonel Moura dedica-se igualmente à arquitectura e tem produzido uma continuada reflexão sobre as cidades e sua evolução na linha do conceito das Cidades Criativas (artigos de opinião "Cidades criativas", "Portugal criativo")
Sem comentários:
Enviar um comentário